Pular para o conteúdo principal

Era uma vez um lindo jardim - Paisagismo em Varanda

Tive o imenso prazer de fazer o projeto e executar o jardim numa varanda de apartamento que eu, particularmente, amei. Achei lindo...!

Gosto do despojado, da forma mais natural e simples de decorar e que surpreenda e emocione as pessoas que habitam e visitem o espaço.

Neste caso, o deck, o caminho pelo jardim foram feitos com madeira de demolição, fato que faz com que o espaço gourmet e a varanda falem a mesma linguagem.

Os detalhes - seat garden, banco e mesa em madeira, luminária marroquina no teto, vasinhos, fonte, etc - deixam o ambiente mais aconchegante e personalizado.

Ah! Para não perder o costume, jabuticabeira e pitangueira se harmonizam com hortaliças e as espécies ornamentais...!

Imagem do 'antes' ( A impressão visual é que, depois de implantado o projeto de paisagismo, o espaço fica bem maior!)








Há um vilarejo ali
Onde Areja um vento bom
Na varanda, quem descansa
Vê o horizonte deitar no chão







Pra acalmar o coração
Lá o mundo tem razão
Terra de heróis, lares de mãe
Paraiso se mudou para lá








Lá o tempo espera
Lá é primavera
Portas e janelas ficam sempre abertas
Pra sorte entrar
Em todas as mesas, pão









Flores enfeitando
Os caminhos, os vestidos, os destinos
E essa canção
Tem um verdadeiro amor
Para quando você for

( Vilarejo - Marisa Monte)





Comentários

  1. Seus trabalhos me inspiram. Amo!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Seus trabalhos me inspiram. Amo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!! Seu trabalho é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  4. Ficou show, adorei!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por mais um sonho que se faz realizado através de tanta beleza e bom gosto! Amo teu trabalho te o máximo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TALUDES EM ACLIVE OU DECLIVE: PAISAGISMO INTELIGENTE

Paisagismo com terrenos em aclive ou declive acentuados podem ser resolvidos com contenções de taludes de dormentes ou pedras naturais. É importante que esses elementos sejam bem fixados e para isso todo cuidado é pouco. Nesse projeto, os dormentes são fixados com concreto, porém os dormentes possuem ferragens presas à sapata da residencia. Assim, os dormentes ficam firmes, sem perigo de se soltarem com a ação da erosão. Ainda sobre esse projeto, o espaço foi contido com dormentes e pedras. Foram feitas a drenagem e complementação com terra. A terra também foi comprimida com sapo mecânico, para não sofrer com a erosão e, posteriormente, o espaço foi gramado. Numa outra fase, as especies vegetais foram plantadas e por fim o paisagismo foi concluído. Sou apaixonada pelas pedras naturais! Nada substitui a beleza das pedras num jardim!

JARDIM COM LAGO NA COBERTURA DE APARTAMENTO NO RIO DE JANEIRO

Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma. Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles. (Rubem Alves) No final de 2013 fui convidada a conhecer uma cobertura de apartamento no Rio de Janeiro cujos donos sonhavam com uma jardim completo em seu espaço. No jardim sonhado tinha laguinho para as carpas que vivem numa caixa d'água à espera de um habitat mais natural. Deveria ainda ter frutíferas, hortaliças, plantas ornamentias com perfume, cores, sabores e ainda um ofurô, pontinha, deck para tomar sol... Por gentileza, assistam ao vídeo abaixo e vejam as mudanças significativas entre o 'antes' e o 'depois' desse jardim que ficou muito gostoso de se estar. No vídeo você vão ver uma caixa d'água que está temporariamente no espaço que é a morada atual das carpas que o morador coleciona, e que, em breve vão par

HORTA EM CASA!

Um sonho dos moradores: ter uma horta com tudo fresquinho no jardim da casa. É bom planejar bem para uma boa colheita: Hora de botar a mão na massa! Assistir o crescimento das hortaliças é simplesmente divino: A horta suspensa evita que quem vai trabalhar nela fique ajoelhado, evitando assim dores nas costas: De tudo um pouco: couve, alfaces diversas, cebolinha, salsinha, alho-poró, manjericão, pimentas diversas, boldo, citronela, capim-santo, orégano, tomilho, alecrim, tomate-cereja, etc...