Pular para o conteúdo principal

Varanda Cheia de Graça

Ouvir música, jogar conversa fora, devorar um livro, namorar muito, mostrar suas habilidades culinárias, brincar com as crianças, enfim... tudo se justifica numa varanda onde os cantinhos foram pensados de maneira que proporcione bem-estar para quem pise nela.

O jogo de sofá e poltronas são hiper confortáveis para quem deseja passar horas na varanda


Porém, a graciosidade das plantas e o efeito bom que podem proporcionar ao ser humano fazem com que em qualquer cantinho da varanda fique mais alegre e com vida.


Claro que os vasos que comportam as vegetações não precisam ficar soltos. Então eu crio aquele jardim delimitado com madeira antiga, que dá um charme especial à varanda e tornam mais agradáveis de se ver.
Além disso, os vasos não precisam ser iguais ou do mesmo material. Aqui, usei vasos vietnamitas verdes em conjunto com vasos de polietileno na cor tabaco e mais alguns na tonalidade creme.
As cores neutras dos vasos auxiliam na decoração com outros ornamentos mais coloridos porém com a mesma informação.


As peças de decoração alegram o ambiente e, vamos combinar que o ladrilho hidráulico que reveste o tampo do balcão de refeição e área molhada da pia e churrasqueira ficaram muito graciosos e deixaram o espaço mais charmoso ainda!












As orquideas sempre são bem vindas!!! E, para tê-las na varanda, foi criado um pequeno espaço com aproveitamento da coluna existente no apê, onde foram condicionadas em vasos específicos para as mesmas. Os desenhos de flores dos vasinhos servem para as raízes aéreas das orquídeas se espalharem com o tempo...


A varanda tem formato de "L" e da cozinha pode-se ver o espaço gourmet da varanda, que também recebeu espécies vegetais, entre elas um jardim vertical que veste a coluna da varanda. Suculentas e orquídeas foram distribuídas nesse espaço.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JARDIM COM LAGO NA COBERTURA DE APARTAMENTO NO RIO DE JANEIRO

Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma. Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles. (Rubem Alves) No final de 2013 fui convidada a conhecer uma cobertura de apartamento no Rio de Janeiro cujos donos sonhavam com uma jardim completo em seu espaço. No jardim sonhado tinha laguinho para as carpas que vivem numa caixa d'água à espera de um habitat mais natural. Deveria ainda ter frutíferas, hortaliças, plantas ornamentias com perfume, cores, sabores e ainda um ofurô, pontinha, deck para tomar sol... Por gentileza, assistam ao vídeo abaixo e vejam as mudanças significativas entre o 'antes' e o 'depois' desse jardim que ficou muito gostoso de se estar. No vídeo você vão ver uma caixa d'água que está temporariamente no espaço que é a morada atual das carpas que o morador coleciona, e que, em breve vão par

TALUDES EM ACLIVE OU DECLIVE: PAISAGISMO INTELIGENTE

Paisagismo com terrenos em aclive ou declive acentuados podem ser resolvidos com contenções de taludes de dormentes ou pedras naturais. É importante que esses elementos sejam bem fixados e para isso todo cuidado é pouco. Nesse projeto, os dormentes são fixados com concreto, porém os dormentes possuem ferragens presas à sapata da residencia. Assim, os dormentes ficam firmes, sem perigo de se soltarem com a ação da erosão. Ainda sobre esse projeto, o espaço foi contido com dormentes e pedras. Foram feitas a drenagem e complementação com terra. A terra também foi comprimida com sapo mecânico, para não sofrer com a erosão e, posteriormente, o espaço foi gramado. Numa outra fase, as especies vegetais foram plantadas e por fim o paisagismo foi concluído. Sou apaixonada pelas pedras naturais! Nada substitui a beleza das pedras num jardim!

HORTA EM CASA!

Um sonho dos moradores: ter uma horta com tudo fresquinho no jardim da casa. É bom planejar bem para uma boa colheita: Hora de botar a mão na massa! Assistir o crescimento das hortaliças é simplesmente divino: A horta suspensa evita que quem vai trabalhar nela fique ajoelhado, evitando assim dores nas costas: De tudo um pouco: couve, alfaces diversas, cebolinha, salsinha, alho-poró, manjericão, pimentas diversas, boldo, citronela, capim-santo, orégano, tomilho, alecrim, tomate-cereja, etc...