Pular para o conteúdo principal

VARANDA PEQUENA GANHA JARDIM E SE TORNA GRANDE!

Dizem que nos menores frascos estão os melhores perfumes...
Na pequena varanda ( 1,20 x 3,20m), a moradora não imaginava que caberiam tantas espécies e ainda um móvel que serve de aparador e ao mesmo tempo reveste a condensadora do ar, banco de jardim e deck para circulação pelo terraço.

Muitas espécies vegetais em vasos garantem a natureza dentro do apartamento. Muitas flores, aromas, enfim, tudo que pode fazer bem ao ser humano.


O espaço conta ainda com a fonte d'agua que emite o som gostoso e tranquilo da água jorrando.


Nessa varanda foam usadas as flores: azaleas, orquídeas, jasmim/gardênia, sunpatiens, boa-noite e lágrima-de-Cristo. Ainda as columneas e begônias pendentes se misturam ao verde dos cissus, heras, asplênium e bambu.

O banco de madeira "conversa" com a vegetação




O vaso em porcelana com macaquinho oferece graça ao jardim

Jardins verticais são sempre curingas, pois não ocupam espaço no piso e vestem muito bem as paredes.

Outro ângulo da fonte d'água

De noite a iluminação cênica convida à ficar no jardim.

Comentários

  1. Maravilhoso! Admiro muito seu trabalho. Gostaria que vc falasse sobre a incidência solar dos projetos que vc faz. Eu ainda tenho pouca experiência com plantas, meu sonho é fazer uma projeto assim na varanda do apto q eu moro, porém não sei se conseguiria ter um resultado desses, pois a varanda é de face oeste, pega o sol da tarde inteira, e na época do verão são poucas as plantas q aguentam tanto sol, não é? Bjos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JARDIM COM LAGO NA COBERTURA DE APARTAMENTO NO RIO DE JANEIRO

Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma. Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles. (Rubem Alves) No final de 2013 fui convidada a conhecer uma cobertura de apartamento no Rio de Janeiro cujos donos sonhavam com uma jardim completo em seu espaço. No jardim sonhado tinha laguinho para as carpas que vivem numa caixa d'água à espera de um habitat mais natural. Deveria ainda ter frutíferas, hortaliças, plantas ornamentias com perfume, cores, sabores e ainda um ofurô, pontinha, deck para tomar sol... Por gentileza, assistam ao vídeo abaixo e vejam as mudanças significativas entre o 'antes' e o 'depois' desse jardim que ficou muito gostoso de se estar. No vídeo você vão ver uma caixa d'água que está temporariamente no espaço que é a morada atual das carpas que o morador coleciona, e que, em breve vão par

TALUDES EM ACLIVE OU DECLIVE: PAISAGISMO INTELIGENTE

Paisagismo com terrenos em aclive ou declive acentuados podem ser resolvidos com contenções de taludes de dormentes ou pedras naturais. É importante que esses elementos sejam bem fixados e para isso todo cuidado é pouco. Nesse projeto, os dormentes são fixados com concreto, porém os dormentes possuem ferragens presas à sapata da residencia. Assim, os dormentes ficam firmes, sem perigo de se soltarem com a ação da erosão. Ainda sobre esse projeto, o espaço foi contido com dormentes e pedras. Foram feitas a drenagem e complementação com terra. A terra também foi comprimida com sapo mecânico, para não sofrer com a erosão e, posteriormente, o espaço foi gramado. Numa outra fase, as especies vegetais foram plantadas e por fim o paisagismo foi concluído. Sou apaixonada pelas pedras naturais! Nada substitui a beleza das pedras num jardim!

HORTA EM CASA!

Um sonho dos moradores: ter uma horta com tudo fresquinho no jardim da casa. É bom planejar bem para uma boa colheita: Hora de botar a mão na massa! Assistir o crescimento das hortaliças é simplesmente divino: A horta suspensa evita que quem vai trabalhar nela fique ajoelhado, evitando assim dores nas costas: De tudo um pouco: couve, alfaces diversas, cebolinha, salsinha, alho-poró, manjericão, pimentas diversas, boldo, citronela, capim-santo, orégano, tomilho, alecrim, tomate-cereja, etc...